A produção de petróleo nacional só vem aumentando
A produção de petróleo nacional só vem aumentando e ganhou eficiência de produção no pré-sal onde seu custo de extração está entorno de US$6,00. O Brasil que produzia em 2005 1,6 milhões de barris/ dia chegou a produzir 3,2 milhões de barris/dia no fim de 2019, sendo 60% óleo do pré-sal*.
O que deveria beneficiar a população com maior oferta de petróleo e redução de custos não ocorreu. Por que?
O problema foi a política escolhida pelo governo Temer e continuada no governo Bolsonaro de priorizar a exportação de óleo cru, aumentar a importação de combustível e diminuir o uso das refinarias nacionais. Essa política visa aumentar a lucratividade da estatal Petrobrás (beneficiando acionistas privados) sem considerar o impacto no mercado interno (consumidor brasileiro).
Isso ocorreu ao ser implementada uma política de preço dos combustíveis que faz o país pagar preço de importado. A tal política de paridade dos preços ao barril Brent (mercado internacional) e ainda inclui taxações como se estivesse sendo importado.
A Petrobrás é uma empresa eficiente, o país tem petróleo, produção com custo baixo e ainda pode ser lucrativa sem precisar ter preços exorbitantes pros consumidores de gasolina e diesel.
O governo prefere beneficiar importadores, acionistas minoritários e até usineiros de etanol, já que o aumento do preço da gasolina também força a demanda por esse combustível.
O principal motivo do governo manter essa política é mostrar para empresas estrangeiras que o governo brasileiro não interfere nos preços dos combustíveis e assim facilitar a venda de nossas empresas.
Estamos pagando caro desnecessariamente e vamos continuar pagando ainda mais caro nos próximos anos se nossas refinarias forem entregues a empresas privadas e estrangeiras.
O governo Bolsonaro não vem mostrando nenhum esforço em mudar essa situação e ignora as demandas da população.
*Dados da Petrobrás