Desafio dos 10 anos – Petrobrás

Desafio dos 10 anos – Petrobrás

Com as mudanças de política de preço dos combustíveis, principalmente a partir de 2016, os combustíveis sofreram um grande aumento.

Saudade dos preços de 2009, quando a política do governo Lula priorizava o controle dos preços, principalmente do gás de cozinha.

Em 2019, no atual governo do Bolsonaro não se fala em mudança da atual política dos preços dos combustíveis. Tudo indica a permanência da mesma política implantada no governo Temer.

A conta está cada vez mais pesada e a única estratégia que possa justificar uma mudança nos preços parece ser apoiar a venda das refinarias, o que não garante redução alguma dos preços.

 

Pré-sal 

 

Poucos acreditavam que o pré-sal seria uma realidade.

Passado 10 anos dos primeiros testes e primeira produção comercial, temos uma produção de milhares de barris.

Durante esses período ocorreu vários investimentos para que o Brasil construísse uma estrutura necessária para a exploração de suas reservas de petróleo leve.

Há muito ainda para se investir e não “desinvestir”.

O Brasil pode se beneficiar com a produção e entrega de combustíveis com preço acessível a população e ampliar o mercado por meio de exportação.

Veja essa notícia de 2011:

O ano de 2009 reservou boas notícias para o setor petrolífero brasileiro, quando foi anunciada a descoberta de reservas de petróleo em um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro – mais precisamente entre as bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos. A exploração da nova região – a camada Pré-Sal – vai aumentar o potencial de produção. A meta da Petrobras, empresa estatal responsável pela exploração desse recurso, é alcançar, em 2017, produção diária superior a 1 milhão de barris somente nessa nova área de exploração.
*http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/11/pre-sal

 

Investimento e emprego

Em 2009 houve mais do que o dobro de investimento na Petrobras, a empresa chegou a ter mais de 370.000 postos de trabalho, contra os atuais 62.703.

Importação de combustível 

Já a importação de combustível aumento vertiginosamente. Hoje o país importa cerca de 18 mil m3 de gasolina mesmo explorando mais petróleo.
#Saudade
#10YearChallenge
Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart