A política de redução do refino prejudica a própria Petrobrás e lesa a população

A política de redução do refino prejudica a própria Petrobrás e lesa a população

A Petrobrás tem capacidade para extrair e  refinar petróleo suficiente para atender o mercado interno, mas isso não está ocorrendo porque as refinarias estão subutilizadas. É possível refinar a maior parte dos combustíveis consumidos pela indústria e população brasileira. No entanto, a direção da empresa (e o atual governo) opta por reduzir a produção para comprar mais combustível do exterior, é como se você vendesse sua geladeira para comprar gelo.

A redução da atuação da Petrobrás no refino abre espaço para que as importadoras de combustíveis possam abastecer o mercado nacional substituindo o papel da Petrobrás. Desde 1995, quando o governo Fernando Henrique quebrou o monopólio do petróleo, qualquer empresa estrangeira pode vir ao Brasil e instalar uma refinaria, mas, até hoje nenhuma se interessou porque não conseguem competir com os preços que a Petrobrás praticava e com a infraestrutura que a empresa tem. Reduzir a produção nacional e aumentar o preço do combustível é uma estratégia para favorecer as empresas estrangeiras. 

O plano atual de venda de 4 refinarias da Petrobrás e seus sistemas de transmissão (dutos e logística de transporte)  pode transferir para empresas estrangeiras cerca de 40% da capacidade de produção de derivados que atenderia o mercado interno. Ou seja, depois que a Petrobrás (isto é, o Brasil) construiu tudo, querem entregar esse patrimônio quase de graça para os concorrentes.

A Petrobrás adota uma política de “vender a geladeira para comprar gelo”.

E depois que venderem nossas refinarias, dependeremos ainda mais do mercado internacional e sua volatilidade de preço.

Além disso, a perspectiva é que o consumo interno de combustíveis aumente em 35% nos próximos 15 anos. Ou seja, vender nossas refinarias é um tiro no pé.

A Petrobrás é responsável pela nossa principal matriz energética, defende-la é uma questão de segurança nacional.

Não precisamos de combustíveis importados!

Precisamos de outra política de preços e estimular a produção de derivados em nossas refinarias.

#PetrobrasFica #PrecosCaem

#PetroleoÉdoBrasil

#PetrobrásÉdoBrasil

Entenda como é feito o refino do petróleo

Este vídeo, feito pela Petrobrás, explica de forma didática como o petróleo se transforma em gasolina e outros derivados.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart