Acaba o subsídio ao gás de cozinha em março de 2020

Acaba o subsídio ao gás de cozinha em março de 2020

Fim do ano se aproximando e já começa a etapa de planejamento das despesas e tarefas do próximo ano. É bom lembrar que o orçamento domestico poderá ficar mais apertado no próximo ano já que haverá mudanças sensíveis ao preço do gás de cozinha. Desde 2005 havia uma resolução que estabelecia que o botijão de 13kg teria preços menores do que os a granel (para a industria). Uma medida que tinha como objetivo ajudar as famílias brasileiras terem mais acesso a um produto tão essencial.

No final de agosto desse ano, o Governo Bolsonaro acabou com o subsídio ao gás de cozinha da Petrobras, proposta que entra em vigor em Março de 2020.

Outra medida do atual governo foi retirar os intervalos de reajuste do gás, continuar a política de preços ligado a paridade com o preço internacional do petróleo e cotação do dólar, o que provocou um aumento recente de 5% no preço do gás.

Semana passada também foi noticiado que a Liquigás (subsidiária da Petrobrás no fornecimento de gás) foi vendida para um consorcio entre Copagaz, Itaúsa e Nacional Gás Butano.

Sem apoio do governo, estimulando a privatização de estatais, brasileiros e brasileiras ficam cada vez mais na mão dos grandes empresários, a mercê do mercado e até da geopolítica internacional.

Nenhuma previsão de melhora nas contas dos brasileiros.

#GLP #GasDeCozinha #Preço #PreçoDosCombustiveis

Fonte:ANP (preço médio no Brasil)

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart